Educação Especial e Inclusão


PÚBLICO ALVO: Graduados no curso de Pedagogia e áreas afins, Profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

OBJETIVO: Qualificar profissionais para que atuem através de uma Educação Interdisciplinar em organizações sociais, e/ou instituições escolares. Oferecer subsídios teóricos e práticos que colaborem para a compreensão da pessoa com necessidades educacionais especiais e sua inclusão no ensino regular.

CARGA HORÁRIA: 640h CÓDIGO NO MEC 52.300

COD

DISCIPLINA

01

Didática do Ensino Superior

02

Metodologia da Pesquisa Científica

03

História da Educação Especial no Brasil: Aspectos Legais, Filosóficos e Históricos

04

Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências

05

Atendimento Educacional Especializado

06

Deficiência Múltipla e Surdocegueira

07

Transtorno do Espectro Autista

08

Deficiência Intelectual e Deficiência Física

09

Condutas Pedagógicas Inclusivas em Educação Especial: Procedimentos de Ensino e Avaliação

10

Altas Habilidades e Superdotação

11

Comunicação e Linguagem em Educação Especial

12

Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Especial

13

Dificuldades de Aprendizagem em Educação Especial

14

Jogos e Brincadeiras como Recursos Facilitadores do Desenvolvimento na Educação Especial

15

Estágio Supervisionado em Educação Especial

APROVAÇÃO:  Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).


RECONHECIMENTO: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001 PUBLICAÇÃO: DOU de 22/05/2001


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